quinta-feira, 5 de junho de 2008

Roubaram a vida de Flávia


Nota: Saiu uma reportagem sobre a história de Flavia e nossa longa espera por justiça, no jornal "O Globo" de hoje, 01.06.2008. Reportagem de Tatiana Farah.


Algumas vezes faço questão de dar uma pausa no que venho escrevendo sobre o acidente ocorrido com Flavia, para publicar o que outras pessoas escrevem sobre a história de minha filha. São textos que refletem indignação com a lentidão da justiça, em condenar os culpados por este acidente que destruiu a vida de Flavia, e que foi causado por pura negligência do CONDOMÍNIO JARDIM DA JURITI e da empresa JACUZZI DO BRASIL, fabricante do ralo da piscina que sugou os cabelos de Flavia. Como eu já disse, esta minha afirmação está baseada no laudo pericial anexado aos autos do processo que há mais de 9 anos deu entrada na justiça paulista. No laudo está escrito que o ralo estava superdimensionado para o tamanho da piscina e com força de sucção superior em 78% ao que seria adequado.
No momento, aguardo ainda que o recurso onde solicito uma indenização coerente com a gravidade do acidente com Flavia, chegue ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília, onde será julgado em última instância. Uma das causas da demora do processo chegar à Brasília tem sido os constantes agravos que os réus vêm apresentando na justiça, com a clara intenção de atrasar ainda mais a chegada do processo de Flavia à Brasília. Falham os réus, que com sua atitude de indiferença com o destino de Flavia, mostram que estão mais preocupados com dinheiro do que com uma vida humana. Falha a justiça que por ser tão lenta beneficia os réus e pune a vítima, Flavia, que há mais de 9 anos espera - em coma - pela condenação dos culpados por esse acidente que lhe destruiu a vida.
O texto abaixo foi escrito por Désirée, do blog Vento, Ventania. no post de 03/04/2008.
"Ontem, passeando pelos meus blogs favoritos, cheguei ao blog da Flavia.

Este blog é uma homenagem de uma ..... Da. Odele, a sua filha Flavia, que está em coma há 10 anos após afogar-se na piscina do prédio onde morava porque seus cabelos ficaram presos no ralo da piscina. O blog assume uma função social de alerta para o risco dos ralos de piscina e mostra que tal fatalidade é mais comum do que podemos imaginar.
O que mais me impressionou foi o amor incondicional e a perseverança desta mãe com um poder judiciário injusto, míope e lento. Vi solidariedade surgindo por todos os lados, mas encontrei também traços de perversidade e indiferença, que muito nobremente esta mãe soube superar.
Meu Deus, este blog teve o efeito de uma bofetada para mim! Fiz questão de ler todos os posts, mesmo estando atrasada com meus estudos, e um tempo depois, me senti um pouco mal. Acho que minha pressão caiu...
Dei uma pausa, deitei, mas a história de Flavia e Da. Odele não saiu da minha cabeça: Flavia, entrou em coma aos 10 anos. Hoje está com 20!!!!!
Quanta coisa foi subtraída da vida desta menina!
... a primeira menstruação;
... o garoto bonitinho;
... aquela roupa linda, aquele sapatinho boneca e o batom;
... o primeiro beijo, o primeiro namorado!!!!
... as fofocas com as amigas no telefone, cinema, pipoca e sorvete no shopping
... a escolha do vestido de 15 anos;
... o boletim, as provas, passar de ano;
... o stress do vestibular, do que-vou-ser-quando-crescer
... os torras da mãe, a hora marcada prá chegar;
... baladas, passeios, novidades...
... enfim, a vida foi roubada da Flavia.
Como a justiça e os executivos da Jacuzzi puderam ficar indiferentes a isso??? Acordar uma indenização de 100 mil para a Da. Odele cuidar de sua pequena por toda a vida???
Hoje, Da. Odele amarga há 10 anos entre tribunais, advogados e toda parafernália judiciária, para ter direito a uma indenização digna, jamais justa, porque nada substitui o sorriso de Flavia... Alguém por favor me explique, porque eu não consigo entender! E estamos aí, vivendo dia após dia, acreditando que este país tem jeito, que a justiça tarda, mas não falha..."

Um comentário:

Odele Souza disse...

Somente hoje vi este post que divulga a história de minha filha e alerta para operigo dos ralos de piscinas. Além de mostrar a lentidão de nossa justiça que após 11 anos ainda não condenou os réus do processo de Flavia por este acidente que lhe destruiu a vida.

Um abraço.