segunda-feira, 6 de abril de 2009

Políticos Pinóquios



Nunca vi uma classe tão mentirosa quanto de alguns politicos. Um amigo candidato uma vez me disse: Amiga, eu não gosto de mentir,mas é preciso para se chegar ao poder. Os eleitores gostam de uma mentirinha, isso não faz mal a ningúem, né? quando subo num palanque, eu me transformo totalmente, parece que um espírito se apodera sobre mim, eu não tenho certeza, mas acho que é o de Pinóquio. Quando eu era criança minha mãe dizia; "Filho, você está mentindo tanto, parece que estás com o espírito de pinóquio". Até hoje amiga, essa coisa me persegue. já fiz um discurso, onde eu dizia: "meu povo amado e querido, prometo trazer para minha cidade, todas as benfetorias existente na face da terra, mas só posso fazer isto com a ajuda de vocês. Preciso do seu voto, queridos e amados da minha cidade.
As mentiras dos políticos refletem não somente o baixo caráter de alguns, como a cumplicidade infantil da população em outros. Falar a verdade ao povo raramente ganha votos e eleições. Porque falar a verdade é, às vezes, ofender o povo. Mas isso não é de hoje. Todavia, estamos longe das épocas em que os profetas das Sagradas Escrituras humilhavam o povo com suas verdades e se faziam respeitados. Nem sempre. Às vezes eram também odiados. Mas tinham caráter e pulso para tanto, para enfrentar as multidões e fazê-las calar a boca, quando necessário.
Há situações em que a mentira é um mal necessário, não só do governante, como da vida social, para evitar infortúnios maiores. Há verdades que nem sempre devem ser contadas, até porque nem todas as pessoas estão preparadas para ouvi-las. Há horas para se dizer a verdade, no momento certo. E há horas em que a verdade tem que ser falada nua e crua, para desagradar a todos. Porém, no geral, deve haver em cada consciência, uma noção mínima da verdade, um devido respeito e reverência a ela, dentro da moralidade pública, e um máximo de limite para a mentira, sem o qual, qualquer sociedade se deprava e enlouquece. A verdade, ainda que nem sempre contada, deve ser preceito absoluto na consciência de qualquer povo. Um povo democrático é maduro, quando reconhece como elementar no senso comum, a idéia mínima e absoluta da verdade em sua realidade e comportamento social e moral.
Você, já mentiu alguma vez?

Nenhum comentário: